Clique aqui para ir ao Instagram!

O que alguns chamam de “feridinha” no colo do útero, na maioria das vezes é uma ectopia cervical. O que vemos no exame físico é uma área avermelhada ao redor do orifício do colo. Com um exame chamado colposcopia é possível diferenciar uma simples ectopia de uma lesão do HPV, por exemplo. 

Mas o que é ectopia? 🤷‍♀️

✍️ A ectopia do colo do útero é considerada um fenômeno fisiológico (normal do organismo). Mas.. para entender, eu tenho que explicar sobre as células que formam o colo do útero... 

✍️ O colo do útero apresenta uma parte interna (canal cervical ou endocérvice - que é como um “túnel” que liga a vagina e o útero). Está parte é revestida por uma camada de células específicas produtoras de muco. Já a parte externa (que mantém contato com a vagina e é possível sentir quando fazemos o toque vaginal) é chamada de ectocérvice e ela é revestida por outro tipo de células (epitélio escamoso e estratificado).

✍️ A ectopia ocorre quando as células de dentro do colo do útero (as células que revestem o túnel) se projetam para a parte de fora, que fica em contato com a vagina. Isso é comum aparecer em mulheres no menacme (mulheres que menstruam), pois, maioria das vezes, ocorrem por ação hormonal.

✍️ As células de dentro do canal, quando estão fora, não são tão resistentes às agressões normais do ambiente vaginal. Para sua defesa, ela sofre transformações para células mais resistentes - isso é chamado de metaplasia escamosa. 

✍️ A ectopia cervical não gera sintomas na maioria dos casos. Em grande parte das vezes, não há necessidade de tratamento. O tratamento normalmente é realizado quando ela é extensa, com sintomas de secreções vaginais aumentadas e recorrentes. 

✍️ Assim como a ectopia, a metaplasia também não precisa de tratamento. Apenas é necessário continuar a seguir a rotina normal de coleta de papanicolau. 
As mulheres que sabem que tem essas características do colo, necessitam apenas tomar ainda mais cuidado nas relações sexuais, usando camisinha para evitar contaminações com DST’s. Pois, por ser um tecido mais sensível, pode ser mais fácil a contaminação.

Espero que tenha tirado suas dúvidas 😉 
Leia também o post sobre o papanicolau : 
clique aqui!👏

Drª Monize Paes Leme 
CRM 179152

👩‍⚕️ Ginecologista, obstetra atuando de corpo, alma e coração na área de: 
Uroginecologia
Cirurgia Vaginal
Estética Genital
VideoCirurgia Ginecológica

(11) 32304583

* contato@dramonizepaesleme.com.br

www.dramonizepaesleme.com.br

*Vila Mariana, Consolação e Itaim. 

#ectopia #papanicolau #metaplasia#dramonizepaesleme #ginecologia #hpv